13/12/2024 - Ato Político de Lançamento Observatório Justiça e Democracia, realizado no Auditório do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília/DF.
O Observatório Justiça e Democracia (OJD) é um instrumento de luta da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) para acompanhar o comportamento do Sistema de Justiça e seus agentes. A atuação do OJD tem como eixos a comunicação, formação, incidência política e advocacy.
13/12/2024 - Celebrando os 6 anos de resistência democrática da ABJD, lançamos o Observatório Justiça e Democracia, no dia 24 de maio, em Brasília! O OJD é mais um instrumento de luta por direitos e representa a consolidação de todo o trabalho feito a muitas mãos pelos associados e associadas da ABJD.
24/06/2022 - Stella Assange, esposa de Assange, Vijay Prashad, jornalista, Zuliana Laine (FIJ) e Rebecca Vincent (RSF) participam de um evento paralelo à 50ª Sessão Ordinária do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas. O objetivo é demonstrar a oposição à extradição de Julian Assange e expressar suas severas preocupações em relação às violações dos direitos humanos, civis e políticos do jornalista.
30/05/2022 - Há quatro anos, no dia 28 de maio de 2018, um ato de fundação oficializava o nascimento da ABJD. De lá para cá colhemos o resultado e o reconhecimento dessa iniciativa, e podemos nos orgulhar de fazermos parte da resistência democrática. Foram muitas e diversas as ações que contribuíram para a consolidação da ABJD como uma das entidades protagonistas das principais lutas jurídicas do país.
Agradecemos a todas e todos que têm feito parte dessa comunidade.
03/05/2022 - No nosso primeiro encontro no Fórum Social Mundial - Justiça e Democracia debatemos o essencial: como alcançar um sistema de justiça que seja construído por todos e todas e que possa de fato atender às necessidades reais do povo brasileiro.
03/05/2022 - “A mudança efetiva virá da força dos movimentos organizados do Brasil. Organizar é ser capaz de ter uma estratégia para alterar o que se quer. As pessoas devem se organizar para fortalecer sua participação no cenário político do país. Caso contrário, os presidentes comprometidos com o povo vão continuar caindo”. Com esse chamamento para a luta, a ex-presidenta Dilma Rousseff encerrou a mesa de abertura do Fórum Social Mundial - Justiça e Democracia (FSMJD) que aconteceu no dia 27 de abril.