02/05/2022 - "A ideia de Nação do estado moderno, com uma cultura única, só foi possível porque houve a criminalização e perseguição de diversas outras culturas. Para enfrentar isso, é preciso, primeiro, compreender o que é essa cultura e sua base", explicou Ecila Meneses, integrante da ABJD.
A mesa de debate "A cultura como instância de produção de direitos", foi realizada no dia 27 de abril, no Fórum Social Mundial - Justiça e Democracia.
03/05/2022 - “A mudança efetiva virá da força dos movimentos organizados do Brasil. Organizar é ser capaz de ter uma estratégia para alterar o que se quer. As pessoas devem se organizar para fortalecer sua participação no cenário político do país. Caso contrário, os presidentes comprometidos com o povo vão continuar caindo”. Com esse chamamento para a luta, a ex-presidenta Dilma Rousseff encerrou a mesa de abertura do Fórum Social Mundial - Justiça e Democracia (FSMJD) que aconteceu no dia 27 de abril.
21/04/2022 - 2020 chega ao fim deixando uma grande lição sobre a necessidade urgente de justiça, de solidariedade, de saúde, de garantia de direitos e respeito à democracia. A ABJD agradece às associadas (os), companheiras (as) e entidades parceiras que estiveram juntos nas trincheiras da resistência e da sobrevivência, se solidariza profundamente com as vítimas da pandemia e familiares, e deseja que em 2021 tenhamos mais força e coragem para seguirmos nas importantes batalhas por um mundo mais justo.
21/04/2022 - A ABJD sempre esteve do lado certo da história! O dia 7 de abril de 2022 marca os quatro anos da prisão injusta de Lula e hoje pode-se celebrar que a verdade venceu e a luta incansável devolveu a liberdade e os direitos políticos do ex-presidente, depois de 580 dias na prisão. Comprovamos que a Lava Jato é a maior farsa jurídica da história e seguimos na luta para que todo brasileiro (a) tenha garantido o direito a um julgamento justo, por um juiz isento.
02/05/2022 - As feridas dos anos de chumbo seguiram abertas, e resvalam até hoje nas mais diversas áreas, da política institucional à noção que a própria população tem da atuação das Forças Armadas. Essas e outras questões foram discutidas no dia 28 de abril na mesa 'Como construir uma agenda para a justiça de transição?', realizada pela ABJD no Fórum Social Mundial - Democracia e Justiça.
13/12/2024 - Ato Político de Lançamento Observatório Justiça e Democracia, realizado no Auditório do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília/DF.
O Observatório Justiça e Democracia (OJD) é um instrumento de luta da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) para acompanhar o comportamento do Sistema de Justiça e seus agentes. A atuação do OJD tem como eixos a comunicação, formação, incidência política e advocacy.